domingo, 20 de dezembro de 2020
Primeira experiência com bike fixa - Caloi 10 fênix (part. II)
Desde o momento em que encontrei a antiga caloi 10 abandonada numa casa em ruinas, meu pensamento foi salvar aquela pérola e criar uma bike fixa, pois era a única experiência com bicicleta que me faltava. O processo de restauração da bicicleta foi rápido, mas encontrar os componentes principais para criar uma bike fixa em Viçosa do Ceará não era nada fácil, adquirir pela internet seria o caminho, porém, os valores principalmente dos fretes tornava inviável. Assim, no primeiro momento usei o sistema de contrapedal. Esse sistema de frenagem sofre muito com o relevo da cidade, os componentes apresentam problemas e troquei novamente, desta vez por um sistema convencional de freios, mas nunca desistindo da ideia da bike fixa.
Curiosamente em uma viagem à Sobral, procurava luvas de ciclismo e em uma bicicletaria pequena vi um cubo completo novinho para bike fixa, comprei no ato e voltei feliz para casa. Logo levei a caloi 10 (fênix) para pôr o cubo e finalmente ter minha bicicleta de roda fixa, retirei todos os freios que usava e pedalei um pouco no plano para sentir como se portava a bicicleta e meu corpo com esse novo sistema de tração, algumas pedaladas curtas nas proximidades de casa me deixaram mais confiante com o novo sistema, o qual é bem diferente de tudo que já havia experimentado em uma bicicleta.
Hora de fazer um teste verdadeiro com a bike, alguns quilômetros de pedal com variedades de terrenos logo me mostraram o quanto estava despreparado para usar essa bicicleta, as ladeiras íngremes existentes em Viçosa do Ceará dificultam demais frear usando apenas o sistema de tração fixo, em certos momentos chegava a ser assustador. Em casa refleti muito sobre toda experiência vivida durante aquele passeio feito com minha caloi 10 (fênix) fixa e cheguei à conclusão de não ter a capacidade para usar essa bike sem nenhuma forma de freio além do sistema de tração e apesar de não ser parte do plano inicial quando encontrei aquela bicicleta quase destruída, resolvi pôr um freio convencional na roda traseira para auxiliar na frenagem e me sentir mais seguro ao usar a bicicleta.
Apesar de todas as dificuldades no começo para usar uma bike fixa, cada fez mais fico certo da decisão de transformar aquela velha bicicleta que encontrei abandonada em uma bela bike fixa e nomeá-la de FÊNIX naturalmente por tudo que ela passou.
Vamos pedalar, não importa qual é a bicicleta, importante é ser feliz.
Assinar:
Postagens (Atom)