sexta-feira, 20 de julho de 2018

CICLOTURISMO Viçosa – Ubajara – Viçosa


No dia 15 de julho, alcançamos mais uma das metas estabelecidas para 2018, uma bela viagem de bike até o Parque Nacional de Ubajara.
Desta vez, além da minha esposa, tive a companhia do amigo Madson na realização dessa aventura.
Saindo antes das 6h, da Delgada, pudemos percorrer, sem muito trânsito, a estrada entre Viçosa do Ceará e Tianguá, mas logo que chegamos próximo à entrada de Tianguá, o vento começou a castigar muito; precisamos fazer mais força e o ritmo diminuiu bastante. Nada que impedisse nossa viagem. Chegando a Ubajara, a primeira parada não podia ser outra: Caldo, na Lanchonete Matriz, o melhor da Região. Descansados e bem alimentados, partimos para o Parque Nacional de Ubajara, onde fomos muito bem recebidos, desde a entrada, pelos funcionários.
O guia Marcos nos levou pela bela trilha de bicicleta do Parque, passando por atrativos naturais incríveis: Mirante do Alemão, Cachoeira do Cafundó e ainda pudemos ver um bando de macacos e “papear” sobre toda aquela riqueza natural que, muitas vezes, os moradores da própria Serra da Ibiapaba não têm interesse de conhecer.
O tempo passou rápido. Hora de almoço. Partimos para outro atrativo da cidade de Ubajara – Balneário do Boi Morto, distante 13km da sede, mas uma percurso que vale a pena; lugar agradável, pessoas bem receptivas e comida de qualidade.
Depois da boa refeição e do descanso, é hora de continuar a aventura. Saída do Balneário em direção ao Açude do Jaburu, onde constatamos uma infeliz realidade; apesar do bom período chuvoso na região, o nosso reservatório de abastecimento de água ainda está com um nível muito baixo. Da parede do açude, retornamos a Tianguá, onde fizemos a última parada para abastecer os reservatórios de água e repor as energias, antes de continuarmos a viagem para casa.
Foram 151km de muita aventura, bom papo e conhecimento em uma viagem tranquila, sem problemas mecânicos. Cansados, doloridos mas com uma sensação de alma e mente revigoradas e cada fez mais apaixonados por pedalar.