terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Novas leis para bicicleta no trânsito.


Sempre defendi que a bicicleta fosse lembrada como parte integrante do trânsito em nosso País, mas as poucas leis que surgem parecem ser feitas por quem tem pouca noção do ciclismo e suas várias modalidades. As leis que entrarão em vigor, neste ano, não se atentaram para a amplitude que o ciclismo oferece.
A obrigatoriedade de alguns acessórios merece uma análise mais detalhada. É o caso do retrovisor obrigatório do lado esquerdo da bicicleta. Esse acessório, para quem usa a bike no meio urbano, tem utilidade, apesar da maioria dos retrovisores não conseguirem cumprir a eficácia desejada; mas para quem usa a bicicleta em estradas não pavimentadas sabe ser algo impossível, conseguir ver algo. E para aqueles que são adeptos da mountain bike há ainda o perigo de acidentes com retrovisores de aste de ferro e espelhos de vidro, pois a queda é algo mais corriqueiro nessa prática.
Para as bicicletas específicas de estrada (speed), não há nenhuma forma eficaz de colocar um retrovisor no guidão, porque qualquer trepidação acaba com a visibilidade.
Tem ainda os refletivos (olho de gato) nos pedais; mas se já é obrigatório as sinalizações atrás e na frente da bike, não entendo essa obrigatoriedade nos pedais, uma vez que é quase imperceptível.
E para quem usa pedal de clip, próprio para sapatilhas, como faz? Não pensem que só atletas usam esse tipo de equipamento; além da performance, tem a importante função de posicionar o pé de forma correta, evitando o desconforto e problemas físicos.
Não entendam mal, sou a favor, sim, da maioria das leis que serão implantadas, porque, infelizmente, muitos ciclistas se colocam em risco e, por consequência, arriscam terceiros, quando desrespeitam às leis de circulação das vias, trafegam de forma irresponsável pelas calçadas e outros absurdos que vejo por aí.
Tenho um certo receio dos abusos que os ciclistas poderão sofrer por conta de leis mal elaboradas ou sujeitas a várias interpretações, dando margens a um desestímulo do uso da bicicleta, indo assim em contrapartida ao fluxo mundial, em que o uso da bicicleta é amplamente incentivado.
É preciso, sim, respeitar para ser respeitado no trânsito, mas as leis devem servir para facilitar o convívio harmonioso entre automóveis, pedestres e ciclistas.

Se você tem interesse em saber todos os artigos da leis de trânsito relacionados a bicicleta, a baixo tem o link do site "Escola de Bicicleta" que trás tudo para você de forma bem simples.

http://www.escoladebicicleta.com.br/dicasCTB.html

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